Clareamento “a laser” é recomendado? Qual é o melhor método?
Antes utilizávamos a luz de leds no processo, pois se dizia acelerar a reação química do produto, mas hoje há diversos estudos científicos que atestam a ineficácia da foto ativação. Os leds (erroneamente chamados de laser) na verdade elevam a temperatura interna dos dentes, podendo causar sensibilidade exagerada. Por conta disto a luz não é mais indicada como coadjuvante no clareamento dental.
Sendo assim, é consenso na odontologia estética atual que o clareamento imediato em consultório não utilize mais leds e que seja preferencialmente associado ao tratamento com moldeiras, feito em casa. Essa combinação das duas modalidades oferece os melhores resultados.
Devo evitar alimentos mais escuros ou com corantes?
Durante anos a recomendação foi de algumas restrições alimentares vinculadas ao clareamento dental. Os profissionais recomendavam que alimentos muito coloridos, como café, chá, vinho tinto, cenoura, beterraba, etc, fossem eliminados da dieta durante todo o tratamento.
A grande novidade em relação a isso é que diversos artigos científicos atuais demonstram que os pigmentos de alimentos não interferem no clareamento como se pensava anteriormente. Os trabalhos e a ciência estão nos levando à eliminação da chamada “dieta branca” durante o tratamento.
Alimentos ácidos como sucos cítricos e refrigerantes, entretanto, devem ser evitados, pois podem aumentar a sensibilidade.
Quais efeitos colaterais podem surgir durante o tratamento?
Os pacientes podem apresentar sensibilidade dental ao frio, que é transitória e costuma desaparecer por completo após o tratamento. Ela é bastante comum e relatada por muitos pacientes. Essa sensibilidade pode ser controlada com analgésico, bochechos com flúor e com o uso de pasta dental dessensibilizante, entregue pelo dentista.
Além disso, caso o paciente utilize uma quantidade de gel maior do que a necessária no clareamento com moldeiras, ele pode extravasar para a gengiva causando irritações. Por isso fique atento às orientações e informe qualquer sintoma ao profissional.
As pastas de dente pretas divulgadas nas redes sociais realmente funcionam?
As tais pastas de dentes que prometem clarear dentes por possuírem “carvão ativado” em sua composição são altamente abrasivas. Elas podem provocar riscos e desgaste do esmalte dental. Toda a literatura odontológica afirma que carvão não clareia dentes.
Procure sempre seu dentista para informações confiáveis e faça um tratamento clareador de qualidade.
Os dentes voltam a escurecer? Posso realizar retoques?
Sim. Com o passar dos anos a alimentação mais escura, embora não interfira no processo clareador, irá pouco a pouco pigmentar os dentes. Dessa forma, retocar uma vez ao ano pode ser indicado.
Converse com o seu dentista e veja a melhor estratégia de tratamento para o seu caso.